LIVRO ESGOTADO!
Aguardem a segunda edição em 2011!

GUIA DE MARCAS, o livro mais esperado em nosso país por apreciadores e colecionadores de louça brasileira, antiquários, arqueólogos, historiadores, museólogos, e demais pesquisadores de Cultura Material!

GUIA DE MARCAS, o mais completo índice para a identificação e datação de peças de faiança e porcelana brasileiras, resultado de três anos de profunda pesquisa.

Cobrindo desde o final do século XVIII até os dias atuais, é bibliografia obrigatória para a correta classificação, identificação e datação de coleções particulares e públicas de louça fabricada no Brasil em todos os tempos.

O guia conta com 1.132 marcas identificadas, sendo 936 datadas, além de diversos modelos de fabricação e padrões de decoração, igualmente identificados e datados.

Porcelana Brasil - Guia de Marcas
de Fábio Carvalho, 2008
editora ALL PRINT - São Paulo
ISBN 978-85-7718-196-4   |   CDD-738.27
152 páginas
830 ilustrações
321 fábricas identificadas
1.132 marcas identificadas, sendo 936 datadas
   


O Guia de Marcas foi adquirido por centenas de pesquisadores (arqueólogos, historiadores, museólogos, pesquisadores de cultura material, etc) de diversas empresas particulares e Instituições Públicas  de Arqueologia, Museus Históricos, Indústrias e Sindicatos de Indústrias, Construtoras, Editoras, Casas de Leilões, bem como colecionadores e comerciantes de Artes e Antiguidades.



O Guia de Marcas foi projetado para ser um prático e imprescindível “guia de campo” para uso em feiras, leilões e antiquários, atendendo a toda a comunidade de apreciadores, colecionadores, pesquisadores e comerciantes de porcelana e faiança brasileiras.

Logo no início o Guia conta com um Índice Visual de Marcas, onde você encontra uma lista com as imagens das principais marcas dos fabricantes relacionados no Guia, para uma rápida e fácil identificação.

Primeiro, você localiza a marca que está pesquisando pelo seu desenho. Depois, para saber mais sobre a datação da marca e história do fabricante, basta consultar a página indicada.


Muito simples e rápido!
Nas páginas da seção Marcas & Fábricas, a principal do livro, as fábricas estão organizadas em ordem alfabética pelo nome mais comum com o qual estas são conhecidas, como por exemplo, ADELINAS, CERAMUS, CONDESSA, DOM PEDRO II, e assim por diante. Mas os "apelidos" e abreviaturas de várias fábricas também estão relacionados, indicando-se qual fábrica deve ser consultada.

Veja alguns exemplos:

DP 541 veja PÁTRIA

F.L.S.C. veja SANTA CRUZ

LONDON veja IRFM
Na seção Modelos e Decorações você encontra diversos modelos de peças e padrões de decoração igualmente identificados e datados.

Estas informações são extremamente úteis para se determinar, de forma aproximada, quando um modelo ou decoração esteve em produção.

O Guia de Marcas apresenta ainda as seções:

- Outras Marcas: marcas de diversas fábricas cujos registros foram
recuperados ao longo da pesquisa, mas para as quais não se dispõe até o momento de informações históricas;

- Linha do Tempo: Um grande resumo da história da indústria de louça no Brasil, desde o final do século XVIII até os dias atuais;

- Estatística, Bibliografia
e Índice Remissivo.

Veja alguns testemunhos sobre o livro Guia de Marcas :

"Queria expressar como sua pesquisa tem me ajudado a identificar peças arqueológicas em sítios no interior da Bahia. É de grande interesse da arqueologia que haja trabalhos como o teu, catálogos são fudamentais e poucos são os que existem no Brasil."
Fabiana Comerlato
Arqueóloga do MAE/UFBA


"Seu trabalho de pesquisa é excelente e realmente precisa ser reconhecido e conhecido por todos. Cultura e arte é algo muito difícil de se trabalhar no Brasil. Sua pesquisa sempre me auxiliou muito e tenho indicado para muitas pessoas. Parabéns!"
Fábio M. de Almeida Prado
Antiquarista


"Parabens Fábio! Esse guia, com certeza, ajudará aos comerciantes e colecionadores, não só a identificar, mas também a avaliar e, com certeza, trará muita informação e cultura aos apreciadores"
Francisco Celano
Antiquarista


"Parabéns pelo livro. Grande vitória: não só sua como para todos os que pesquisam, colecionam e trabalham com porcelanas."
Isabel Grigolli
Museóloga, Restauradora e Professora da Universidade Estácio de Sá


"Gostaria de parabenizá-lo por seu maravilhoso trabalho! Ele veio preencher uma imensa lacuna na literatura nacional sobre a nossa belíssima porcelana, até então desvalorizada e menosprezada, devido à falta total de informações sobre o assunto. Trabalho no mercado de Artes e Antiguidades, e recebi esta sua iniciativa inovadora como uma luz na escuridão... Quantas e quantas vezes me ví às voltas com peças belíssimas, nacionais, e não tive como descrevê-las. "
Beatriz Chermont
Antiquarista

"Parabéns por esta gigante iniciativa, trabalho de fôlego e coragem num país que pouco se publica na área cultural. Teu livro é fundamental para a preservação da memória de nossa produção industrial (como você mesmo demonstrou em seu site, de excepcional qualidade e beleza). "
Antonio Carlos Rodrigues Lorette
Museu Histórico de São João da Boa Vista-SP


"O seu trabalho é realmente muito bem vindo entre nós arqueólogos, pois será extremamente útil. Parabéns!"
Lúcia J. C. Oliveira Juliani
Arqueóloga
- A Lasca Arqueologia

"Recebi os livros ontem e quero dar minha opinião: na verdade, é a única publiação do gênero no Brasil! Na minha opinião você veio sanar uma deficiência quanto à história da procelana/faianças produzidas no Brasil. Em escavações, muitas vezes me vi "às voltas" para identificar, datar, etc., procelanas e faianças produzidas no país. Parabéns! Faço votos sinceros de enorme êxito neste presente lançamento e nos futuros que, certamente, virão de uma pessoa com o seu curriculum."
Jair Pazzini
Arqueólogo


"Valiosa publicação para a arqueologia"
Margareth de Lourdes Souza
Arqueóloga e Historiadora

"Estou adorando o livro, agora será meu guia de consulta sempre à mão! Aprendi a amar nossa porcelanaria em boa parte por sua causa"
Fabiano Fernandes
Antiquarista


"Agradeço pelo seu trabalho de buscar e resgatar todas estas informaçoes de super importância para nossa cultura. A grandeza desta pesquisa que você fez é para ser muito divulgada, e não só aqui no Brasil, mas também no exterior. "
Ester Reznik
Antiquarista


"Parabéns pela iniciativa das pesquisas, publicação do livro, e divulgação através de um site."
Claudia Uessler
Arqueóloga - CEPA - PUC-RS


"Parabenizo o autor pela iniciativa. Já divulguei seu Guia entre os colegas"
Paulo Zanettini
Arqueólogo


"Estou aqui com um exemplar de seu Guia de Marcas e estou adorando. Parabéns e sucesso com seu livro"
Tania Porto
Arqueóloga

"Seu livro está fazendo o maior sucesso aqui na fábrica, a diretoria identificou vários emblemas."
Kelly - ShowRoom
Porcelana Schmidt S/A


"Adorei o livro.Ficou bem diagramado, enxuto e de fácil consulta. Já vou levá-lo ao MAE/UFBA para mostrar a equipe."
Fabiana Comerlato
Arqueóloga - Museu de Arqueologia e Etnologia / UFBA


* Fábio Carvalho é colecionador e pesquisador da história da indústria de porcelana e faiança fina brasileiras em nosso país.

Autor do site www.porcelanabrasil.com.br; autor de vários artigos sobre louça nacional publicados na Revista Retrô, já teve peças de sua coleção em exposição na Feira de Antiguidades da Gávea, à convite da Associação Brasileira de Antiquários, e atualmente vem apresentando palestras e sobre a história da indústria de louça no Brasil como convidado em Congressos e Universidades.

Seu livro recebeu grande aceitação e foi muito elogiado por pesquisadores, arqueólogos, historiadores e acadêmicos de áreas ligadas à Cultura Material, bem como pelos colecionadores de antiguidades e antiquaristas.
ATENÇÃO: Este site é o resultado de uma pesquisa pessoal sobre a história da indústria de louça no Brasil, não sou fabricante nem comerciante de porcelana, não tenho ligação ou contatos com nenhuma das marcas apresentadas, ou com qualquer outra indústria cerâmica.

                                                   voltar ao topo da página                                                        

© Porcelana Brasil - v. 2.0 - 2005 / 2005 - ano 5
clique aqui para voltar à página principal

DHTML JavaScript Menu By Milonic.com