A Porcelana em Pedreira - SP

A indústria da porcelana foi introduzida na cidade de Pedreira em 1914, com a instalação da fábrica de louça dos irmãos Ângelo e Antonio Rizzi, considerada como uma das primeiras indústrias do gênero no Brasil e na América Latina. Sabe-se, no entanto, que em 1895 já havia na cidade uma fábrica de louça de barro, cujo proprietário era o Sr. José Maria de Souza.

Em 1941, quatro funcionários da Cerâmica Santa Rita, os Srs: Joaquim Carlos, Adelino dos Santos Gouveia, Flamínio Mauricio Netto e José Correa, com a experiência adquirida, abriram uma indústria para produzir peças domésticas e de adorno de porcelanas, fundando assim a Cerâmica Santana.

Este foi o modo pelo qual surgiram as diversas indústrias de porcelana na cidade: Cerâmica São Sebastião, Cerâmica São Jorge, Cerâmica São José, Cerâmica Santa Terezinha, Cerâmica São Joaquim, Porcelana São Paulo, o Grupo Santa Isabel, Porcelana São João, Sta Luzia, Sta Antonia, São Luis entre outras.

A Nadir Figueiredo, fabricante de aparelhos de chá e café em faiança, adquire as instalações da Cerâmica Santa Rita em 1943.

No auge da produção de porcelana em Pedreira, havia trinta e duas indústrias de porcelana. No dia de Santana, a Padroeira de Pedreira, saia uma grande procissão, onde representantes de cada uma das indústrias levava um andor com o santo de que dava o nome à sua fábrica.

Pedreira obteve assim, o cognome de "Capital da Porcelana”, sendo conhecida como a maior produtora de gêneros de porcelana da América Latina, onde cerca de 70% da mão-de-obra da cidade dedicava-se á fabricação destes produtos.

Atualmente o parque industrial de Pedreira é bastante diversifícado e oferece aos seus visitantes além de produtos de porcelana, produtos de vidro, faiança, resina, alumínio, madeira e plástico entre outros.

FONTE: MUSEU HISTÓRICO E DA PORCELANA DE PEDREIRA, via [fonte >>]
legenda: para conhecer as convenções adotadas neste site para datação e identificação de marcas, e do tipo de produto de cada fábrica, consulte esta página, ou posicione o apontador do mouse sobre as letras dentro dos círculos ou quadrados, que a explicação aparecerá.

ATENÇÃO: Este site é o resultado de uma pesquisa pessoal sobre a história da indústria de louça no Brasil, não sou fabricante nem comerciante de porcelana, não tenho ligação ou contatos com nenhuma das marcas apresentadas, ou com qualquer outra indústria cerâmica. Este site tem por objetivo auxiliar na identificação de peças de louça brasileira. Entretanto, é importante observar que as informações aqui presentes, embora resultado de uma exaustiva e extensiva pesquisa de mais de quatro anos, devem ser usadas com responsabilidade e cuidado, uma vez que nem mesmo os fabricantes tiveram a preocupação em manter um registro histórico das marcas e padrões de decoração por eles usados. O autor não assume qualquer responsabilidade por eventuais danos, perdas ou prejuízos a pessoas, empresas ou bens, originados no uso deste site.

                                                   voltar ao topo da página                                                        

© Fábio Carvalho, para o site Porcelana Brasil - v. 2.0 - ANO 9 - 2005 / 2013
Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998.
É proibida a reprodução de todo o conteúdo (textos e/ou fotos) publicado neste site, mesmo que seja citada a fonte. Nenhuma parte ou a íntegra dos textos e fotos deste site, sem autorização prévia por escrito do autor, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônicos, digitais, mecânicos, fotográficos, reprográficos, gravação ou quaisquer outros existentes ou que venham a existir.


clique aqui para voltar à página principal










DHTML JavaScript Menu By Milonic.com

versão // version  2006.03   |  site desenvolvido por // site by neXt digital design