Informativo PorcelanaBrasil
n° 11 —  13/06/2006


Caros amigos e colaboradores,

- Como já é "tradição" do informativo, gostaria de dar boas vindas, e agradecer aos novos colaboradores do site Porcelana.br:

— Adílson Spagiari - Pedreira - SP
— Enio José Aguiar - São Carlos - SP [link>>]
— Jandira Antonieta da Silva - Santos - SP
— Maria Bernadete da Silva - São Paulo - SP [link>>]
— Maria Therezinha Ferrara Lemes - São Paulo - SP
— Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira - Pedreira - SP
— Paulo Carvalho - Holambra II - Paranapanema - SP
— Renato Alencar Dotta - Museu Barão de Mauá - Mauá - SP
— Vitória Alves - São Bernardo do Campo - SP [link>>]

Para todos os amigos e colaboradores do site, que têm me enviado uma quantidade tão grande de fotos e informações, ao ponto d'eu não estar nem conseguindo dar conta, também deixo aqui o meu muito obrigado!
  Quero nesta edição fazer um agradecimento especial ao Sr. Adílson Spagiari, e ao Centro de Documentação Cel. João Pedro de Godoy Moreira - Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira - Pedreira - SP, que numa rara demonstração de interesse em preservar e divulgar a história da indústria de porcelana de uma das mais importantes cidades deste ramo, enviou-me nada menos que 12 publicações, além de 2 textos inéditos, que já constam do site.

Se nossa indústria e Centros de Memória e Museus tivessem este mesmo empenho e preocupação, certamente não haveria tantas lacunas e desinformação na história da porcelana e faiança no Brasil, que fico feliz de aos poucos estar ajudando, junto a tantos de vocês, devotados colaboradores, a diminuir.

Novidades

- novas FOTOS de marcas e modelos!
-
www.porcelanabrasil.com.br/fabricas.htm
- www.porcelanabrasil.com.br/padroes.htm

Houve uma grande atualização no site, com dezenas de novas fotos de marcas de fábrica e modelos de decoração, especialmente das marcas que estavam menos representadas, como Ars Bohemia, DP, Cerâmica Luiz Salvador, Cerâmica Itaipava, IPB, Porcelana Rio Branco, Porcelanarte, Saler, Cerâmica São José, Cerâmica Santa Therezinha, Porcelana Condessa, Porcelana Beatriz, Porcelana São Pedro, Porcelana São Sebastião, Santa Catharina, entre outras. Divirtam-se!


O site passou por uma modificação de layout, de forma a permitir que o conteúdo das páginas possa fluir por inteiro no navegador, ao invés de ficar restrito a uma janela nas páginas. Assim, o site fica mais fácil de consultar, bem como é possível a partir de agora lhes passar no informativo o link direto para o assunto em destaque.

- Primeiras peças em porcelana do Brasil!
- www.porcelanabrasil.com.br/historia-1800.htm

Imagens das primeiras peças em porcelana em biscuit (ao estilo Wedgwood) produzidos por João Manso Pereira, no Rio de Janeiro, no final do século 18, com perfil de D. João VI (Esq.) e D. Carlota Joaquina (dir.). São dois camafeus, que medem 3,5 x 3 cm. Biscuit branco sobre fundo azul. Acervo do Museu do Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro. [Fonte: BRANCANTE, Eldino da Fonseca. O Brasil e a Cerâmica Antiga. Cia Lithografica Ypiranga, São Paulo, 1981.]

   
 

  - Novas entradas na seção BIBLIOGRAFIA
- www.porcelanabrasil.com.br/biblio.htm

- BRANCANTE, Eldino da Fonseca. O Brasil e a Cerâmica Antiga. S.C.P., São Paulo, 1981.

- CAMILLO, Gislaine Francielli, et alli. RESGATE DA HISTÓRIA E DOS VALORES DE CAMPO LARGO. www.milenio.com.br/cesfema/CAMPOL/Untitled34.htm (consultado em 12/06/2006).

- SPAGIARI, Adílson ; SELINGARDI, Antonio Oswaldo e STEULA, Edgardo Luís. A indústria da porcelana em Pedreira. Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira, maio/2006. não publicado.

- sem autor. Cronologia da instalação de indústrias de porcelanas em Pedreira - SP - Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira; trabalho não publicado

- sem autor. Documentos Diversos não Publicados - Centro de Documentação Cel. João Pedro de Godoy Moreira - Museu Histórico e da Porcelana de Pedreira.


- sem autor. Porcelana São Pedro Limitada. Jornal O Correio Paulistano - 18 de junho de 1948


  - seção HISTÓRIA:
- www.porcelanabrasil.com.br/origens.htm

A seção HISTÓRIA cresceu tanto nas últimas semanas, que se tornou grande demais para ser uma página única. Para melhorar esta situação, ela foi dividida em várias páginas, separadas por décadas.

  - Novos artigos na seção História:

- A indústria da porcelana em Pedreira
, de SPAGIARI, Adílson ; SELINGARDI, Antonio Oswaldo e STEULA, Edgardo Luís.
- www.porcelanabrasil.com.br/historia23.htm

- Porcelana S. Pedro Limitada - Jornal O Correio Paulistano
- www.porcelanabrasil.com.br/historia24.htm

- Indústrias acrescentadas na seção Fábricas & Marcas: Fábrica Colombo, Cerâmica Luiz Salvador, Cerâmica Itaipava, IPB, Manufatura de Porcelana Beatriz, Ars Bohemia, Porecelana São Pedro
- www.porcelanabrasil.com.br/fabricas.htm
- Indústrias acrescentadas na seção Modelos & decoração: Fábrica Colombo, Cerâmica Luiz Salvador, Cerâmica Itaipava, Santo Eugênio, IPB, Manufatura de Porcelana Beatriz, Porcelana São Pedro, Santa Catharina
-
www.porcelanabrasil.com.br/padroes.htm

Pesquisa Porcelana Brasil

Imitação de Zappi?
Manufatura Brasileira de Louças
fábrica EMANO
Cerâmica Campo Largo

C
aso você possua alguma peça sobre a qual não possui informações, e que gostaria de ver aqui nesta seção, escreva-me enviando as fotos da peça e da marca (se houver), e assim que possível suas fotos serão incluidas na listagem acima.

E não se esqueçam!!

Sempre que puder, por favor enviem FOTOS de peças e conjuntos de louça brasileira de suas coleções, ou que estejam à venda, pois o site cresce muito com este tipo de colaboração. Não deixem de mandar também a foto da marca de fabricante gravada no fundo das peças, pois esta é uma informação crucial para a identificação e datação das peças.

Preferencialmente, mandem fotos de peças que estejam datadas, mas se você tiver peças que julgue importante, seja pela beleza, originalidade, marca desconhecida, marca pouco representada no site, ou qualquer outro critério que acredite válido, envie as fotos mesmo que as peças não sejam datadas.

Junto às fotos, envie seu nome, cidade e estado, para que eu posso dar o devido crédito das fotos. Se você estiver com as peças à venda, por favor me avise, pois será um prazer colocar um link ou email de contato, para caso alguém tenha interesse nas peças, possa falar com você.

Uma vez mais, solicito que vocês me ajudem a divulgar o site PorcelanaBrasil para seus amigos, parentes, clientes e fornecedores.

Qualquer dúvida, sugestão, crítica, colaboração ou mensagem é sempre muito bem vinda!

Obrigado sempre por sua atenção e participação!

Fábio Carvalho

[email protected]

www.porcelanabrasil.com.br